Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:
Acaz (em hebraico: אָחָז - 'Aḥaz; "realizou"), o nome Acaz é uma abreviatura do nome de Jeoacaz (em hebraico: יְהוֹאָחָז; - Yəhō'aḥaz; "Senhor realizou"), foi o décimo segundo rei de Judá, e o filho e sucessor de Jotão. Acaz tinha 20 anos quando se tornou o 12º rei de Judá, iniciou o seu reinado em 735 a.C. e governou por 16 anos, sendo contemporâneo do profeta Isaías.
É considerado um rei mau, de acordo com a Bíblia, pois promoveu a idolatria, fechou as portas do Templo de Deus e sacrificou o próprio filho aos deuses pagãos. Além disso, ele ofereceu sacrifícios e queimou incenso nos lugares altos, nas colinas e debaixo de toda a árvore frondosa, imitando as abominações das nações que Deus havia expulsado diante dos israelitas.
Sofreu importantes derrotas militares e não conseguiu obter o apoio da Assíria para controlar os conflitos com as nações vizinhas. Mesmo durante o cerco de Tiglate-Pileser, rei da Assíria, o rei Acaz continou a sua infidelidade a Deus, oferecendo sacrifícios aos deuses de Damasco que o haviam derrotado. Acaz dizia: Os deuses dos reis da Síria os ajudam na guerra. Por isso, eu ofereço sacrifícios a eles também. Esses deuses acabaram tornando-se uma armadilha para Acaz e para todo o Israel. Nessa época, o rei Acaz mandou pedir ajuda ao rei da Assíria. Os edomitas tinham invadido Judá e capturado prisioneiros. Também os filisteus tinham feito incursões na planície e no Neguev de Judá. Tinham tomado as cidades de Bete-Semes, Aialon, Gederot, Soco, Tamma e Ganzo. De fato, Deus estava humilhando Judá, por causa de Acaz, rei de Judá, pois ele levava o povo a extraviar-se, e era infiel a Deus. Acaz ajuntou todos os objetos do Templo de Deus e quebrou tudo. Mandou fechar as portas do Templo de Deus e construiu altares em todas as esquinas de Jerusalém. Construiu lugares altos em todas as cidades de Judá, para queimar incenso aos deuses estrangeiros, provocando a ira do Senhor, Deus de seus antepassados.
Ao falecer, não foi sepultado junto com os restos mortais dos reis de Israel.
A história de Acaz pode ser lida em IV Reis (II Reis 16:1–20) e em II Crônicas (II Crônicas 28:1–27), ambos livros do Antigo Testamento. Isaías 7:1 narra sua campanha contra o Rezim, rei da Síria, e Peca, rei de Israel.